Quando se trata de Harry Potter eu sempre terei 12 anos, estarei esperando minha carta de Hogwarts chegar e direi aos quatro cantos, sem vergonha alguma, que essa série mudou minha vida. Porque essa é a mais pura verdade.

Para mim e para grande parte das pessoas da minha geração, Harry Potter foi muito importante. Foi algo que nos uniu, algo que fez muitos de nós passarem a se interessar por literatura e algo que nos mostrou como histórias, – mesmo as de fantasia, mesmo as que falam sobre bruxos e bruxas – podem nos ensinar tanto e com tanta intensidade sobre a vida real.

E é por cauda disso tudo e porque na semana passada Harry Potter e a Pedra Filosofal completou 20 anos de lançamento (!) que eu quis responder essa tag aqui, com 50 perguntas sobre HP. Achei ela em vários blogs diferentes, então não sei quem de fato a criou, mas se por acaso você aí for o responsável ou souber quem foi, deixa nos comentários que eu atualizo o post. Combinado?

Ps: contém spoilers :p

TAG: 50 perguntas sobre Harry Potter

1. O melhor livro

Essas é das perguntas mais cruéis que alguém poderia fazer a uma fã de HP, mas eu não poderia deixar de responder “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”.

2. Personagem favorito

Hermione. Hoje e sempre.

3. Cena preferida de Harry Potter e a Pedra Filosofal

Existem várias cenas que eu amo, mas acho que a a minha preferida é a da primeira vez que Harry vai ao Beco Diagonal. Aquele momento em que Hagrid precisa dar as batidinhas certas nos tijolos para a passagem se abrir, e de repente Harry se vê naquele lugar, me emocionam toda vez que leio o livro.

4. Local preferido

Hogwarts, sem dúvida alguma.

5. Se você fosse um animago, em qual animal se transformaria?

Uma gata preta.

TAG: 50 perguntas sobre Harry Potter

6. Melhor vilão

A gente só descobre mesmo que ele não é um vilão no último livro, então até lá Snape me assustava mais até do que o próprio Voldemort, especialmente por ser um personagem tão complexo e que estava presente diariamente na vida do Harry. Um medo mais “real”, digamos assim.

7. Cena preferida de HP e a Câmara Secreta

O momento em que Harry entra no diário de Tom Riddle e descobre  que foi Hagrid que abriu a Câmara Secreta pela primeira vez (informação que mais tarde a gente vai saber que é mentira, mas que me deixou com o coração na boca a primeira vez que li).

8. O melhor filme

Harry Potter e o Cálice de Fogo.

9. Qual personagem que morreu, e você queria que tivesse sobrevivido?

Snape

10. Quem você prefere: Harry, Ron ou Hermione?

Hermione <3

11. Cena preferida de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Essa é uma pergunta bastante complicada porque eu sou apaixonada por esse livro/filme. Amo todas as cenas que envolvem o Mapa do Maroto, Sirius Black e o Vira-tempo que Hermione usa durante esse ano letivo, mas acho que a mais bela de todas para mim ainda é a de Harry conjurando pela primeira vez seu patrono. É uma cena linda, poderosa, que me deixe meio hipnotizada toda vez que assisto.

TAG: 50 perguntas sobre Harry Potter
12. Qual livro mais te emocionou?

Harry Potter e o Cálice de Fogo

13. O final de qual personagem você mudaria e como seria?

De cara pensei em responder Sirius Black nessa pergunta, mas pensando um pouquinho melhor, percebi que por mais que eu tenha sofrido horrores com a morte do personagem, ela era necessária para a história naquele momento e para o desenrolar dos fatos em seguida. Pensando assim, acho que pouparia Remo Lupin, outro personagem que eu amo de paixão e que se continuasse vivo poderia servir como uma figura paterna para o Harry. Além disso, isso significaria também fazer com que o pequeno Ted Lupin não ficasse órfão, já que sua mãe (e esposa de Remo) morreu junto com seu pai.

14. Qual posição você jogaria no Quadribol?

Artilheira.

15. Qual personagem que sobreviveu, mas você gostaria que tivesse morrido?

Morrer é uma palavra muito forte, né? O eu queria mesmo era alguma punição pesada para o Lucio Malfoy. Ele é um personagem muito desprezível e teve um final bastante ok, coisa que até hoje eu não entendo direito.

16. Cena preferida de HP e o Cálice de Fogo

Tanto no livro quanto no filme eu amo todas as cenas que envolvem o Torneio Tribuxo, mas acho que a morte de Cedrico Diggory foi uma das mais chocantes de toda a série pra mim. É ali que o tom da história muda, é ali que qualquer partezinha mais cômica e divertida de HP é posta completamente de lado e o enredo se torna cada vez mais sombrio.

TAG: 50 perguntas sobre Harry Potter

17. Qual filme mais te emocionou?

Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte II

18. Jogador preferido de Quadribol

Antes de tudo queria dizer que eu amo o Harry e amo quadribol, então espero que vocês não me matem por contar que eu achava que Harry tinha sempre uma sorte descomunal em relação a pegar o pomo de ouro. Acho que por isso sempre gostei mais dos gêmeos Weasley nesse esporte…

19. Qual livro você leu mais vezes?

Harry Potter e a Pedra Filosofal

20. Qual casa Hogwarts você pertenceria?

Grifinória

TAG: 50 perguntas sobre Harry Potter

21. Cena Preferida de HP e a Ordem da Fênix

Não é a preferida porque é a que mais gosto, mas é a preferida porque é a de maior intensidade e tristeza: a morte de Sirius Black. Eu acho bonita a cena desde o começo, quando a Ordem da Fênix chega para salvar parte da Armada de Dubledore, culminando com a morte de Sirius. E preciso fazer uma menção especial aqui pra dizer que todas as cenas desse filme em que Helena Bonham Carter aparece como Bellatrix Lestrange são apenas sensacionais.

 22. Qual é o seu professor preferido?

Minerva Mcgonagall

23. Que destino você daria a Draco Malfoy?

Pra ser sincera, eu acho que eu não mudaria em nada o fim de Draco na história. Eu gostei da forma como os acontecimentos se desenrolaram e achei bem interessante J. K. fazer questão de mostrar Draco e seu filho anos depois no epílogo da série.

24. Qual filme você assistiu mais vezes?

Harry Potter e a Pedra Filosofal

25. Personagem que poderia não existir que não faria falta nenhuma

A Sibila Trelawney, professora de Adivinhação. Acho até que ela precisaria existir porque isso faz diferença pra história, mas isso não me impede de achá-la uma personagem bem mais ou menos.

TAG: 50 perguntas sobre Harry Potter

26. Personagem que só aparece nos livros, mas você gostaria de ter visto nos filmes

Vou roubar um pouquinho aqui e responder dois personagens. O primeiro é Carlinhos, o filho da família Weasley que estuda dragões na Romênia, e o segundo é a elfa Winky, que vivia bêbada em Hogwarts e que nem sequer é citada nos filmes – mesmo sendo um dos principais motivos que levou Hermione a criar o Fundo de Apoio à Libertação dos Elfos.

27. Personagem que é exatamente nos filmes como você imaginou nos livros

Dobby

28. Cena preferida de HP e o Enigma do Príncipe

A cena em que Snape mata Dumbledore é uma das mais marcantes de toda a série pra mim. O momento em que Alvo olha pra Snape e diz “Please, Severus” assume um significado tão diferente, tão maior quando entendemos a história dos dois mais adiante, que eu me emociono toda vez que lembro dessa fala.

29. Matéria preferida ensinada em Hogwarts

Defesa Contra as Artes das Trevas

30. Se pudesse possuir uma das Relíquias da Morte, qual seria?

A Capa da Invisibilidade

TAG: 50 perguntas sobre Harry Potter

31. Qual forma teria seu patrono?

Águia

32. Intérprete favorito

O mestre Alan Rickman

33. Melhor adaptação

Eu acho todos os livros de HP muito bem adaptados para o cinema, mas Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban é o melhor pra mim, especialmente pela forma como os dementadores foram retratados no filme.

34. Cena preferida de HP e as Relíquias da Morte – parte 1

É uma cena meio bobinha, mas que no livro eu sempre achei muito divertida e que no filme ficou ainda mais engraçada: a transformação de sete membros da Ordem da Fênix em Harry, numa tentativa de confundir os comensais da morte sobre qual seria o verdadeiro garoto.

35. Time de Quadribol preferido

Confesso que não conheço muito dos times de Quadribol… Mas se valer,  nos jogos de Hogwarts eu sempre torcia pra Grifinória :p

TAG: 50 perguntas sobre Harry Potter

36. Qual lembrança você usaria para produzir um patrono?

As lembranças das minhas viagens e a felicidade de conhecer tantos lugares, culturas e pessoas diferentes.

37. Se você pudesse escolher um feitiço, apenas um, para usar sempre que quisesse, qual seria?

Desaparatar! Seria a maneira mais rápida e econômica de conhecer todos os lugares do mundo que tenho vontade.

38. Criatura mágica preferida

Hipogrifo

39. Qual das criaturas que Hagrid teve, mais te dá medo?

Aragogue

40. Cena preferida de HP e as Relíquias da Morte – parte 2

Como é o último da saga, esse filme acaba sendo bastante denso e tendo várias cenas significativas, que além de importantes pra história, foram muito emocionantes. Mas, acho que de fato a que mais me tocou foi a de Harry vendo as memórias de Snape na penseira. O momento em que descobrimos a verdade por trás de tudo o que Snape fez é muito forte e muda (pelo menos em mim mudou) grande parte das coisas que acreditávamos como certas na série. É nesse momento também que uma das falas mais bonitas do filme é mostrada, quando Dumbledore, se referindo a mãe de Harry, pergunta para Snape “After all this time?” e ele responde “Always” <3

41. Se você tomasse a poção polissuco, em qual personagem da saga você gostaria de se transformar?

Alvo Dumbledore, para poder ter acesso a todos os documentos e lugares escondidos de Hogwarts.

TAG: 50 perguntas sobre Harry Potter

42. Sua loja preferida em Hogsmeade

Se estivermos falando só de lojas eu com certeza fico com a Dedosdemel, mas se for pra pensar em todos os estabelecimentos de Hogsmeade, ainda prefiro o Três Vassouras.

43. Qual dos marotos é o seu preferido?

Eu amo Sirius (acho que já deu pra perceber), mas dentro da história dos marotos, tenho um sentimento muito especial pelo Lupin

44. Personagem que, para você, faz toda a diferença na história

Snape

45. Melhor apanhador: Harry Potter ou Vítor Krum?

Harry Potter

46. Personagem que você não gostaria de ser

Peter Pettigrew

TAG: 50 perguntas sobre Harry Potter

47. Se Harry Potter não tivesse participado do Torneio Tribuxo, para quem você torceria?

Cedrico Diggory

48. Qual dos comensais da morte é seu preferido?

Bellatrix Lestrange, uma das personagens mais doidas e complexas de toda a série.

49. O Profeta Diário ou O Pasquim?

O Pasquim

50. Qual seria a continuação que você daria a Harry Potter?

Nenhuma! Eu ainda não li Harry Potter e a Criança Amaldiçoada (e espero mesmo que quando ler, goste bastante), mas acho muito bonita, muito certa a maneira como a série terminou. Apesar de amar a história e sentir muita saudade dela, acho que tá tudo bem ela ter chegado ao seu fim dessa forma.

E é isso. Beijos, beijos e fiquem à vontade pra responder a tag também :)