Pra quem não viu o Desbravando São Paulo #1, é só clicar aqui pra dar uma olhadinha nos lugares que visitei na terra da garoa em novembro do ano passado. Enquanto isso, no post de hoje, falo de alguns lugares que visitei mês passado em São Paulo (e aproveito também pra contar de lugares que estive em outras passagens pela cidade e de que gostei muito).

Casa das Rosas é um casarão maravilhoso que fica bem no meio da Avenida Paulista e chega a ser bizarro como mesmo assim tem muita gente que mora na cidade e nunca nem colocou os pés lá. Triste demais, já que além do endereço ser um espaço cultural que abriga diversos tipos de exposições, saraus, oficinas e palestras, – principalmente às ligadas a literatura e poesia – ele tem um dos jardins mais belos que eu já visitei.

Em 2004 o casarão foi reinaugurada com o nome de Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura e já faz um bom tempo que eu criei meio que uma história com esse lugar: é batata como toda vez que vou pra São Paulo, de alguma forma maluca acabo parando lá.

Site da Casa Das Rosas: http://www.casadasrosas.org.br/
Endereço: Av. Paulista, 37 – Bela Vista

Eu já tinha citado bem por cima a GEEK.ETC.BR quando falei da Livraria Cultura no Desbravando São Paulo #1, mas acontece que esse lugar merece um tópico só dele.

O espaço da GEEK é relativamente recente (foi inaugurado em 2012) e fica em um lugar de fácil acesso, o Conjunto Nacional da Avenida Paulista. A loja, como o próprio nome diz, é inteirinha dedicada a cultura nerd, e nisso aí você pode inserir bonecos, DVD’s, games, livros, histórias em quadrinhos, seriados e muito mais, e eu arriscaria ainda dizer que ela é uma das mais completas do segmento, com uma disponibilidade gigantesca de produtos. Dividida em dois andares, (um é ligado ao outro por uma daquelas escadas caracóis que eu a-d-o-r-o haha) eu quase sempre passo por lá quando vou na Livraria Cultura, ou seja, praticamente toda vez que vou pra São Paulo. Nessa última visita que fiz no mês passado, acabou que comprei um livro do Calvin e Haroldo pra dar de presente pro Diego. (:

Site da GEEK: http://www.geek.etc.br/loja/Home.aspx
Endereço: Alameda Santos, 2.152 – Conjunto Nacional – Loja 122 – Jardim Paulista

Eu estive no MIS em 2012 visitando algumas exposições e também conferindo a primeira edição do BIG – Brazilian International Game Festival – o único festival de games independentes. nacionais e internacionais, de toda a América Latina.  A segunda edição do evento tá acontecendo agora em São Paulo (hoje é o último dia, então se você correr ainda dá tempo de conferir!) e dessa vez está sendo realizada no Centro Cultural São Paulo.

Apesar de ter ido só uma vez ao MIS, vontade de frequentá-lo mais é que não falta, já que nos últimos anos o museu tem apresentado um calendário incrível de exposições, espetáculos, oficinais e muito mais. De David Bowie a Stanley Kubrick, de Andy Warhol a Fause Haten, o MIS é, com certeza, um dos lugares culturais mais mágicos da capital paulista.

Site do MIS: http://www.mis-sp.org.br/
Endereço: Avenida Europa, 158 – Pinheiros

O Kohhi é desses lugares escondidinhos e mágicos que todo mundo deveria ir pelo menos uma vez na vida. Ele fica na Liberdade e se você estiver passando muito apressado pela região pode ser que nem o note: a entrada dele é bem discreta, com uma escadinha que dá acesso ao subsolo. Você desce e ali tem um espaço gastronômico incrível, que pretende fazer uma mistura entre o Brasil e  Japão.

No cardápio, todos os pratos brasileiros tem algum diferencial japonês e todos os pratos japoneses tem um toque brasileiro. Ou seja, mesmo que ali tenha alguma comida que você já provou em outro lugar, no Kohii ela vai ser diferente. Essa proposta de intercâmbio cultural, aliás, fica super escancarada também na decoração: as paredes são revestidas com jornais dos dois países e logo na entrada você dá de cara com uma arara de roupas que mistura looks brasileiros com portugueses. Além disso são vários os objetos dos dois países espalhados pelo lugar, com destaque para uma mesinha de leitura que eles têm, com revistas do Brasil e do Japão.

Vale muito, muito a pena combinar um almoço com os amigos lá.

Facebook do Kohii: https://www.facebook.com/kohiicafe
Endereço: Rua da Glória, 326 – Liberdade

Visitei a Galeria dos Pães nessa última passagem por São Paulo e gostei muito do lugar! Eu e a Má Espindola, do Costanza Who, tínhamos combinado de tomar café da manhã juntas, e depois de avaliarmos alguns endereços que tínhamos encontrado na internet, optamos por esse, já que além de ficar perto dos respectivos lugares em que eu e a Má tínhamos que ir depois, ele também tinha uma cara bem charmosa, do jeito que a gente queria. E a Galeria dos Pães não nos decepcionou em nada! Pra começar que o lugar funciona 24 horas, sete dias por semana, e tem um cardápio mega variado, que vai desde brunch, até padaria, restaurante, cafeteria, soperia… Tem todas as opções para todas as horas do dia.

Eu e a Má estávamos de carro e foi uma mão na roda o fato deles terem estacionamento próprio (quem tem carro em São Paulo sabe o quanto é sofrido achar lugar decente pra estacionar), e eu gostei bastante também do atendimento e das opções do cardápio. Pedi uma bebida (que eu não vou lembrar o nome agora, POFT) e tive que repetir haha, porque tava insanamente gostoso.

Site da Galeria dos Pães: http://www.galeriadospaes.com.br/site/
Endereço: Rua Estados Unidos, 1645 – Jardim América 

Visitei o Flor Café – uma cafeteria que fica dentro da Pinacoteca do Estado de São Paulo – já faz um tempinho. Foi em um dia de SPFW, e eu almocei com a Babi e a Andresa lá antes de ir pra Bienal. Eu amei a comida do lugar e tenho até uma fotinho do meu prato aquele dia pra mostrar pra vocês o quão lindo e delicioso que ele tava. Olha só que gostosura.

Pra quem for fazer um passeio na Pinacoteca (que fica de tópico pra um próximo Desbravando São Paulo), vale muito a pena visitar esse lugar, que tem um cardápio tanto para café quanto para almoço. E ah, fora que eu amo também lugares que tem a opção de almoçar ao ar livre, como esse aqui tem. Em dias de sol mais brando, acho uma delícia almoçar sentindo um ventinho no rosto.

Facebook do Flor Café: https://www.facebook.com/cafeteriaflorcafe
Endereço: Largo General Osório, 86 – Estação Pinacoteca, Santa Efigênia

 

Créditos das fotos:

Casa das Rosas
GEEK.ETC.BR
MIS – Museu da Imagem e do Som
Kohii
Galeria dos Pães
Flor Café