Eu já tinha contado nesse post aqui que andava meio a louca dos aplicativos, mas como loucura pouca é bobagem, eu ainda continuo lendo matérias, baixando e fuçando em apps dos mais variados jeitos.

Foto minha tirada pela Bárbara Carneiro (http://babimouton.tumblr.com/)

Foto minha tirada pela Bárbara Carneiro (http://babimouton.tumblr.com/)

Ultimamente os de fotografia têm me conquistado mais do que tudo (quem me segue no instagram, aka @paulinhav, deve saber), mas no meio de tantos que existem, quatro chamaram a minha atenção porque têm funções diferentes e – na minha humilde opinião nada profissional, mas muito apaixonada por fotografia – são os melhores naquilo que se propõem a fazer.

Afterlight

O afterlight é parecido com um photoshop, mas claro que em uma versão muito mais modesta. Eu acho ele extremamente intuitivo e fácil de mexer e sério, de todos os outros que experimentei do gênero, ele foi o mais completo!

Mas afinal o que ele faz?

O afterlight é dividido em cinco grandes funções.

Tratamento | Na primeira categoria você consegue mexer em toda a “raiz” da imagem (desculpa, gente, mas não sei termos técnicos de fotografia), ou seja, dá pra mexer no contraste, brilho, claridade, saturação, sombras, tonalidades, temperatura… ao todo são 15 opções só nessa primeira categoria! E o mais engraçado é que mesmo você achando esse tipo de ferramenta em outros aplicativos, não encontrei nenhum que tivesse todas elas e em que o resultado final ficasse tão bom. O befunky, por exemplo, que eu também gosto muito, tem algumas dessas funções, mas tenho sempre a impressão que a qualidade do brilho dele sempre é menor do que a qualidade do brilho do afterlight. Sabe umas coisas assim?

Filtros | Os filtros dele são incríveis e bem diferentes dos filtros tradicionais do Instagram! Duas coisas que eu adoro nessa parte são o número de filtros totais que têm (36!) e o fato de que você pode usar um filtro, salvar a imagem e depois jogar um outro filtro sobre ele.

Luzes e texturas | Ao todo são 31 efeitos diferentes de luzes e 13 de texturas. Tanto luzes quanto texturas podem ter sua tonalidades alteradas, serem rotacionadas na imagem e ainda serem encaixadas em qualquer um dos quatro cantos da foto. Sério, só falta falar haha. Ah, e outra coisa legal! Assim como nos filtros, qualquer um desses “efeitos” vem com uma barra de rolagem embaixo, ou seja, você consegue aumentar o diminuir a intensidade do jeito que desejar.

Cortes | Você pode cortar a imagem, rotacionar, girar e ainda deixá-la inclinada.

Molduras | As molduras do afterlight são divertidíssimas! Na primeira seção, são 28 molduras diferentes. Tem desde as quadradinhas (minhas preferidas!) que permitem com que você deixe a imagem menor e assim ela possa aparecer inteira e mais fofa no instagram, e também as com formato. Tem redondinho, oval, triângulo, nuvem, estrela… Soltem sua imaginação! Na segunda seção, as molduras são letras do alfabeto, número e pontuações. Então se virem uma imagem por aí em formato de arroba, já sabem de onde veio hehe.

Fotos do meu instagram, @paulinhav, com aplicações do Afterlight

Fotos do meu instagram, @paulinhav, com aplicações do Afterlight

 

Lumiè

Além de ser um aplicativo gracinha demais e cheio de efeitos fofos, o lumiè ainda ganha um segundo ponto positivo por ter uma história linda por trás de si. A Melina do A series of a seredipty já até fez um post sobre isso. Vale mesmo a pena ler.

Mas afinal o que ele faz?

O Lumiè tem filtros que aplicam algumas imagens e brilhos na foto, ora em um ponto específico, ora repetidas vezes. Ao todo são 74 imagens que você pode sobrepor, e elas estão dividas em 14 categorias: corações, glitter, bolinhas, cosmos, disco, estrelas, formas, flores, street, geeky, pop, xmas, fogos de artifício e carnaval.

Eu acho legal também que quando você escolhe qualquer uma dessas sobreposições, ele te dá ainda mais três opções de intensidades diferentes da imagem. Então enquanto em “shine” o coração fica mais brilhantes, em “dark” a imagem toda fica mais escura e o coração mais apagado. Além disso, só tocando na tela você consegue andar com essa sobreposição ou rotacioná-la, deixando na posição que preferir.

Fotos com filtros do Lumiè, tiradas todas do instagram oficial do aplicativo, o @lumie_app

Fotos com filtros do Lumiè, tiradas todas do instagram oficial do aplicativo, o @lumie_app

 

Beautiful Mess

O Beautiful Mess é lindo de morrer haha. Eu considero ele como um app mais puxado pro design e pra tipografia e acho muito bacana saber que por trás da sua criação tem duas mulheres tão ou mais inspiradoras quanto suas imagens. Ela comandam um blog de mesmo nome que também é lindo, e tem imagens e vídeos muito graciosos.

Mas afinal o que ele faz?

Pra começar que o Beautiful Mess, diferente de todos os aplicativos aqui de cima, já de cara te dá a opção de brincar com uma foto sua ou de simplesmente pegar um fundo já pronto e criar um desenho todo do zero em cima dele. Escolhido isso, você tem a opção de navegar por cinco categorias diferentes.

Filters | Os famosos filtros a la instagram, com a diferença que aqui você só tem 6 opções, mas que em compensação têm algo muito, muitoo legal: você não precisa clicar em cada um dos filtros pra ver como sua foto vai ficar porque ele já te dá uma lista com a sua foto inserida em cada um deles. E eu acho isso incrível, de verdade, porque acredito que facilita muito na hora de comparar as imagens. Vocês também não ficam indo e voltando em filtros do instagram porque não lembram direito como a imagem tinha ficado antes? Haha Então, isso resolve o problema.

Borders | Bordas de coração, de chuvinha, chamuscado, arabescos, fica a vonts que aqui tem de tudo. E se você não quiser deixar branquinho, não tem problema não, porque ele oferece também uma paleta de cores onde você escolhe o tom desejado.

Text | Você escolhe a fonte que desejar (uma mais linda que a outra!), escreve o que quer e voilá! Daí você pode encaixar o escrito no lugar que quiser da foto, aumentá-lo ou diminuí-lo, rotacioná-lo e ainda escolher a cor que combina mais :}

Doodles | Imagens fofíssimas pra você inserir na sua foto. São todas mais pro mnimalismo, quase sempre só com o contorno da imagem, mas que ainda assim ficam uma graça. E assim como no Text dá pra rotacionar, controlar o tamanho e mudar de cor.

Phrases | O phrases é meu preferido! Ele te dá algumas palavras já prontas, escritas em fontes super lindas. Tem “Amazing”, “Perfection”, “Ooh la la”, “OMG!” e coisas do gênero em tipografias apaixonantes. Ele tem também todas aquelas outras opções de alterações do Text e do Doodles.

As fotos são dos perfis @annaleeneale, @jodaisy, @wilenedw, @mkzotov e a montagem final veio lá do próprio site do Beautiful Mess

As fotos são dos perfis @annaleeneale, @jodaisy, @wilenedw, @mkzotov e a montagem final veio lá do próprio site do Beautiful Mess

 

Pic Collage

O Pic Collage nada mais é do um aplicativo de colagens. O único, aliás, que eu achei sobre o assunto.

Mas afinal o que ele faz?

No Pic Collage você cria um perfil (ou não, caso as suas colagens sejam tão vergonhosas quanto as minhas e daí não role compartilhá-las com o mundo haha) que pode até associar à sua conta do facebook.

Você pode começar sua colagem escolhendo entre um fundo de tela simples ou um personalizado, e definindo uma borda que pode ir da mais simples, como um retângulo, até aquelas divididas em quadrados e retângulos menores. Igual aquelas fotos de detalhes de look do dia, sabem?  E é bonitinho que o aplicativo tem uma barra de rolagem que permite aumentar ou diminuir o tamanho de cada uma dessas molduras, pra você deixar bem com a sua cara mesmo.

Depois de pronto todo esse fundo, você pode subir uma imagem do seu computador, uma imagem da internet, adicionar um texto (que permite escolha de cor) ou ainda uma etiqueta (que nada mais são são do que imagens de coração, bigode e toda a parafernália do gênero). Daí é só subir o que quiser e dar asas à imaginação pra fazer uma colagem legal!

Detalhe mais bacana de todos: como toda colagem que se preze, as imagens não precisam ter formas definidas, certo? Pra usar então só uma parte da fotografia, você seleciona a imagem e com o dedo na tela vai contornando toda sua borda, deixando no formato que gostaria. Fácil e rápido.

Ah, ainda dá pra você subir as suas colagens no seu perfil e brincar em um “joguinho” onde você personaliza a colagem alheia.

Colagens feitas pelo Pic Collage, que eu não consegui descobrir de quem eram. Se for sua, só deixar nos comentários que eu dou os créditos aqui.

Colagens feitas pelo Pic Collage, que eu não consegui descobrir de quem eram. Se for sua, só deixar nos comentários que eu dou os créditos aqui.

E é isso hehe. O post é longo, eu sei, mas esses apps são tão legais que valem a pena.

Se alguém tiver alguma indicação, é só compartilhar nos comentários.

Update: tirando o Pic Collage, todos os outros apps são pagos.

Update 2: uma tristeza é que o Lumiè é o único que tem pra IOS e Android. Os outros apps são exclusivos pra Iphone :/

Bisous, bisous