Confesso que nessas últimas semanas tenho andado meio “a louca dos apps“, procurando aplicativos de fotografia, vídeo, música e mais uma infinidade de coisas pra testar e ver o que acho legal pra usar e compartilhar com as amigas (aka Isabelly). No meio de tanta coisa bacana que eu achei – e outras nem tão bacanas assim – o Cocoppa se destacou porque nunca vi nenhum aplicativo com essa mesma função, e também porque ele é de uma fofura, que olha, fica difícil não se apaixonar. E ah, ele é de graça!

O Cocoppa nada mais é do que um aplicativo que permite personalizar os ícones da sua página inicial do jeitinho que você quiser. As imagens aqui do post são um bom exemplo, mas no aplicativo você pode encontrar uma variedade gigantesca de patterns que podem ser usados.

Pra usar o Cocoppa não tem muito segredo: é só baixar o aplicativo, criar um perfil (você pode vincular a sua conta do twitter ou do facebook) e pronto, você já pode começar a testar tudo que quiser. O primeiro passo é escolher um pattern e, pra encontrar aquele preferido que com certeza vai pra sua tela incial, você pode fazer buscas através de diferentes categorias, como os ícones mais usados no dia, semana ou mês, os últimos ícones adicionados, etc.

Uma coisa que eu acho legal do Cocoppa é que ele te deixa usar qualquer pattern em qualquer ícone, sem restringir o que é pra Instagram, o que é pra Skype, etc (ainda que o pattern sempre traga o nome do aplicativo com o qual ele mais se encaixa logo abaixo do seu desenho). Particularmente, eu prefiro manter sempre os patterns nos ícones a que eles originalmente se destinam porque eu gosto de manter as características essenciais do programa (como a câmera do instagram e o passarinho do twitter) e apenas colocar alguma “brincadeirinha” na imagem. Tem que usar tudo com muita parcimônia pra não parecer um carnaval, gente haha. Por isso mesmo, eu procuro usar cores mais claras e imagens menos carregadas, pra deixar tudo com uma carinha diferente, mas nada que grite quando eu ligar o celular. Mas né, a ideia é que cada um se jogue e descubra os patterns que têm mais a ver com o seu jeito (:

Bom, voltando ao passo a passo do Cocoppa: depois de empreender uma busca por alguma dessas categorias e encontrar o pattern que você quer, é só clicar sobre ele. Uma outra tela irá se abrir com maiores descrições e depois de clicar em “set up link” você será redirecionado pra uma outra tela com uma lista de funções onde você pode usar o aplicativo. O que nos interessa aqui é a primeira função: “app serch”. Clicando nela, abrirá uma lista com nomes de aplicativos. Daí então você só precisa escolher onde você quer aplicar aquele pattern (lembrando que você já precisa ter aquele app instalado no celular pra poder personalizá-lo). Ah, é no ícone do youtube? Clica nele, clica em ok e confirma pra ir pro safari. O safari vai abrir já com o  o ícone e seu novo pattern, e vai mostrar dois botões em que você pode clicar. Apertando qualquer um dos dois , surgirá a opção “adicionar à tela de início”. É só clicar nessa opção e voilá!

E pode até parecer um pouco complicado no início, gente, mas depois que você faz uma vez, não tem mais erro e você faz todo o passo a passo bem rapidinho.

É legal entender que o que o app faz é, na verdade, criar um atalho pro seu ícone, ou seja, você fica com as duas imagens, a do ícone original e a do novo ícone com o pattern, na sua página. Isso é muito importante, porque imagina se dali há algum tempo você enjoa daquela imagem e quer trocar por uma outra? Vai ter que deletar o app e baixar ele e o pattern de novo? Não! É só deletar aquele ícone personalizado, que é um atalho, e pronto, o app ainda continua no seu celular com o ícone original e você pode ou não colocar outro pattern nele.

Eu deixo os meus ícones originais salvos em uma pastinha e os personalizados na frente, à vista. Assim fica tudo mais organizado e os que têm a minha cara é que aparecem de verdade na hora que eu ligo o celular.

Além disso, o Cocoppa também permite colocar papel de parede divertidos e tem um monte de outras funções “engraçadinhas”. Depois que eu testá-las, eu conto tudo aqui no blog! Ps: ah, assim que eu terminar de colocar os patterns nos ícones que quero personalizar, faço um update também aqui com a imagem da minha página inicial pra vocês verem como ela ficou.

Se alguém souber de algum outro aplicativo que tenha essa função ou qualquer outro app legal (disse que to viciada, não disse?), avisa aqui nos comentários, por favor! Haha. E ah, pra quem também tá afim de se jogar nesse mundo de aplicativos, eu daria como dica dar uma olhada nos posts da Lomogracinha pra achar uns bem bacanas de fotografia (mas já adianto que o Befunky, Afterlight e Camera + são ótimos!) e nesse post aqui do GWS pra ver alguns de vídeo para o Iphone.

E um bom divertimento! ;}